domingo, janeiro 09, 2011

Resenha Detalhada - Série House of Night (1 ao 6)

FELIZ 2011!!!!
Tem que ser "feliz 2011" porque "Feliz Ano Novo" não dá mais, o ano já está caquético...
Enfim, sobrou pra mim o primeiro post do ano, então resolvi trazer à vocês uma Resenha Detalhada da série House of Night.

Aproveitem, e bons pesadelos ;D
E não, eu não sou gótico...

Resenha detalhada: Série House of Night (dos seis livros lançados no Brasil)

Primeiramente: ok, eu sei que já foi lançado o sétimo livro da série no Brasil, mas como não sou em quem compra (e sim um colega de escola, que me obriga a ler só porque o obrigo a ler Harry Potter), não sei quando o lerei. Mas assim que o ler trarei sua resenha para o blog.

Tudo bem, comecemos. Olá, seres orgânicos inteligentes, aqui estou eu, Igor Matheus, tentando agradar a todos os leitores do blog. Sim, porque, com certeza, existe alguma menina que gosta da “moda vampiros”. E como não vou ler Crepúsculo nem sob tortura, resolvi lhes trazer uma opção mais, no mínimo, legível.

A Série House of Night, escrita por P.C. Cast e sua filha (de, segundo a foto nos livros, dentes horrendamente enormes, se me permitem dizer) Kristin Cast, narra a história de Zoey Redbird, uma novata vampira um tanto fora do normal, que vai para uma escola de vampiros chamada Morada da Noite para aprender a ser uma vampira enquanto aguarda sua Transformação.

Os livros aqui resenhados são Marcada, Traída, Escolhida, Indomada, Caçada e Tentada (só falta Sequestrada, Estuprada e Assassinada, e essas coisas horrendas, mas acho que não vai ter...). Comecemos pelo início: Marcada.

Como o próprio nome diz, Zoey é Marcada (a maioria das coisas aí são com letra maiúscula, então vão se acostumando). O início é lento, mas não chega a ser maçante, talvez por causa do sarcasmo da protagonista ou pelas explicações. O que atrapalha na narrativa é a constante “pausa” para a narração de sentimento, o que pode se prolongar por vários parágrafos até que ela volte ao mundo real. Diante deste fato, Zoey só pode ser descrita como indecisa.

Logo no início nos deparamos com uma cena um tanto... apelativa: sexo oral (onde aparece a melhor personagem da série, Aphrodite). Pois, se você é certinho(a), ou apenas não gosta desse tipo de cena, nem pegue no livro, porque elas são constantes.

As explicações do mundo de House of Night são, em sua maioria, apresentadas no primeiro livro, mas sei deixá-lo maçante. As autoras constroem a trama com maestria, mesmo que nesse primeiro livro pareça tão insignificante.

Vale dar ênfase ao final do primeiro livro. É emocionante e movimentado, para mim o melhor final da série. E foi ele que me fez continuar a ler a mesma.

O livro seguinte, Traída, dá uma guinada à série, dando realmente início a parte importante da trama como um todo. Não vou entrar em detalhes, mas o livro segue a mesma fórmula do anterior, e assim acontece com os dois seguintes, Escolhida e Indomada.

E é aí que a coisa desanda.

Caçada até que é bom, mas não tanto quanto os anteriores. O primeiro a ter partes maçantes, incluindo os acontecimentos. Já em Tentada, praticamente o livro inteiro é maçante. Dá pra contar no dedo os acontecimentos realmente importantes e/ou legais. O que se complica com a adição da narrativa de outras personagens, que mais pensam em Zoey do que nelas mesmas. O foco na protagonista é tanto nos dois últimos citados que chega a irritar. Até me fez não gostar mais dela.

Analisando a série como um todo, até que é boa. Os vampiros são menos desfragmentados, embora tenham tatuagens, uma Deusa própria, não transformam ninguém e ainda causam prazeres sexuais na hora da mordida. A narração, como eu já disse, só irrita nas emoções, que são tão confusas quanto a protagonista. De resto, os pensamentos sarcásticos dela são muito cômicos, o que não faz a própria narração ficar maçante. Os personagens, mesmo com mudanças inesperadas e repentinas, são bem construídos. E os mistérios, que vão aparecendo no decorrer dos livros, é que são a chave para continuar depois dos dois últimos. Só espero que Queimada seja melhor, mas, julgando pelo ponto em que Tentada terminou, não tenho grandes esperanças.

Série House of Night – PC e Krinstin Cast
Editora:
Novo Século
Nota:
8,5
Escolha do Blogueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário