sábado, fevereiro 05, 2011

Resenha detalhada - A pirâmide vermelha


Depois de tanto enrolar, tcharam, minha primeira postagem :D

Primeiro, vou deixar bem claro que eu enrolei todo esse tempo porque estava trabalhando e gastava meu tempo livre tentando terminar o livro em questão. Quando eu acabei de ler, bem, apareceram outros livros e... Enfim, aqui estou eu e já aviso que estou evitando spoilers, então se você não leu, não tem problema.


A pirâmide vermelha surgiu como uma promessa de novas histórias com deuses depois da febre de Percy Jackson. É claro que todos sabiam que a historia seria sobre deuses egípcios e personagens totalmente diferentes atuariam, mas acredito que todos tinham esperanças de se deparar com o mesmo clima (divertido, leve e com

conteúdo) que encontramos com o jovem semi-deus do olimpo. A verdade é que quem esperou isso, se decepcionou quase que completamente. Eu digo quase, porque a forma que Riordan aborda a história egípcia é a mesma de Percy Jackson. Fica claro que tudo foi totalmente pesquisado e um esforço majestoso foi imposto para que mesmo quem não goste do assunto e seja leigo, se interesse e aprenda sobre o tema.

O livro começa com um aviso (assim como Percy Jackson) e logo percebemos que será narrado em forma de carta, escrito por Carter e Sadie Kane, irmãos que perderam a mãe muito jovens. Carter, 14 anos e negro acompanhou o pai em suas viagens pelo mundo depois que a mãe morreu misteriosamente e Sadie, 12 anos loura de olhos azuis, que morou com os avós na Inglaterra. Carter é interpretado como um garoto sem vida social e sofre preconceitos por ser negro e não se parecer em nada (pelo menos fisicamente) com a irmã. Já Sadie é interpretada como uma garota revoltada por ter crescido separada do pai após a perda da mãe. Então, devido a essas descrições nada animadoras, o começo do livro é bem estressante com os atritos entre os irmãos e suas declarações nada agradáveis que escrevem um sobre o outro. Só no meio do livro que eles começam a se centrar na historia e pararem de criticar o quão tolo um é ou quão metida a outra é. Assim, a narração deixa o livro extremamente infantil. Trechos onde são descritos fatos relevantes são interrompidos por comentários como "e cale a boca, Sadie, eu não sou ridículo", o que é aceitável no começo, irritante no meio e insuportável no final. Esse, então, é o primeiro ponto negativo da obra.

Um outro problema do livro é... a velocidade. É como se acreditássemos que o livro está no final quando acontece algo realmente desnecessário e a historia perde o foco. Sim, o foco é outro problema. Em alguns momentos nos sentimos realmente perdidos, já que o foco se transporta totalmente para personagens e seus respectivos passados, fazendo com que a vontade de pular algumas páginas seja muito tentadora, sendo o motivo da velocidade associada a uma tartaruga obesa.

Agora, o mais grave mesmo do livro é a quantidade de informações. Tudo bem, os leitores de Riordan geralmente gostam de ação e aventura, mas tudo tem limite. Em alguns trechos, em cada página ocorre uma batalha com um ser mitológico e paisagem diferente, como se cada lugar que os protagonistas visitam ( e são muitos ) seja necessário ocorrer uma batalha digna de um final de livro. Isso acaba se tornando desgastante e principalmente desorientador, já que tantos personagens e cenários parecidos vem e vão e no final do livro já não conseguimos relacionar determinado personagem a alguma cena específica anterior. Além disso, a batalha final acaba perdendo sua ostentação de grande acontecimento do livro, já que tantas batalhas foram apresentadas e já estamos fartos de quase-mortes e finais felizes.

Portanto, ler A pirâmide vermelha é como entrar no mar e ir afundando até que queiramos desistir de tudo, mas ter a esperança que quando sairmos do mar teremos algo recompensador, mas na verdade, apenas paramos de afundar e deixamos o mar. O livro é cansativo, infantil demais e não oferece nenhuma pista de que o próximo será melhor, então, desculpe-me Riordan, eu realmente sou sua fã, mas não lerei mais nada que me aproxime da loucura como esse livro fez, depois de tanta informação e lerdeza.

Agora, é claro que tudo isso é minha opinião. Eu nunca gostei de livros cheios de informação amontoadas como esse, então talvez isso tenha me influenciado na hora de dar a nota. Se você quiser se arriscar a ler, bem, separe um bom tempo para isso, porque tenho certeza que mesmo que você adore a história, em menos de uma semana (chutando alto, claro) você não termina essa ótima obra de Riordan.


Livro: A pirâmide vermelha - Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Nota final: 5,0

Espero que tenham gostado da resenha e mesmo que demore é lógico que eu escreverei novamente. Alias, recomendo o livro do Igor que o Ariel falou ai embaixo, é totalmente ao contrário das críticas que fiz aqui em relação a Pirâmide vermelha, rs.
Beijos e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário